
.
- podcastbao
- 28 de jul.
- 1 min de leitura
Uma nova esperança no combate ao câncer está surgindo a partir de pesquisas realizadas na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Cientistas estão testando uma fórmula inovadora de mRNA que pode revolucionar a imunoterapia, ao permitir que o sistema imunológico ataque e destrua qualquer tipo de tumor — sem a necessidade de personalização para cada tipo de câncer.
Inspirada na tecnologia das vacinas contra a Covid-19, a nova abordagem utiliza nanopartículas lipídicas para entregar instruções genéticas ao organismo. Essas instruções fazem com que o corpo produza proteínas que ajudam a “expor” os tumores, facilitando sua eliminação pelo sistema imunológico.
Nos testes realizados em camundongos, a vacina mostrou resultados impressionantes: eliminou melanomas resistentes a tratamentos convencionais e reduziu tumores em regiões como cérebro, ossos e pele — tudo isso sem a necessidade de quimioterapia ou radiação.
A doença, considerada a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, atrás apenas das doenças cardíacas, segue sendo uma das mais temidas no mundo. No Brasil, foram registrados quase 520 mil novos casos apenas no último ano.
Os resultados preliminares animam a comunidade científica e abrem caminho para novos estudos e, futuramente, testes em humanos.



Comentários