top of page

Resident Evil 9: 5 personagens clássicos que fariam sentido voltar a Raccoon City

  • Foto do escritor: Bruno Mamede
    Bruno Mamede
  • 10 de jun.
  • 3 min de leitura
ree

Com o novo capítulo da saga Resident Evil prometendo um retorno à devastada Raccoon City, muitos jogadores podem estranhar o protagonismo de uma nova personagem, Grace Ashcroft, em vez de figuras clássicas da franquia. Ainda que o frescor de uma nova heroína traga potencial narrativo, é impossível não imaginar como seria revisitar a cidade por meio dos olhos de alguém que já sobreviveu a seus horrores antes.


Resident Evil conta com um elenco vasto de protagonistas que marcaram a série, e alguns deles têm razões bem fortes para voltar ao local que deu início à sua luta contra armas biológicas. Diante do mistério envolvendo a morte da mãe de Grace, Alyssa Ashcroft, é possível que uma dessas figuras experientes possa ajudar a conectar os pontos do passado sombrio da cidade.


CLAIRE REDFIELD

Motivada pela justiça e pelas vítimas do bioterrorismo

ree

Claire chegou a Raccoon City procurando por seu irmão, mas acabou presa em meio a um surto viral. Desde então, se tornou uma ativista incansável contra ameaças biológicas, integrando a organização humanitária TerraSave. Sua volta à cidade poderia estar ligada a uma nova investigação da entidade — e também seria uma chance de reencontrar memórias de sua jornada com Leon e Sherry. Claire poderia servir de guia e mentora para Grace, repetindo sua função de tutora vista em Resident Evil: Revelations 2.


Jogabilidade com Claire

Claire traria um estilo de combate mais direto, contrastando com a abordagem técnica de Grace. Sua experiência permitiria acesso a áreas secretas, atalhos e armamentos mais pesados, refletindo sua bagagem como investigadora de campo. Uma campanha com ela poderia até começar nos trilhos por onde escapou em Resident Evil 2, retornando à cidade por um caminho inverso.


JILL VALENTINE

Uma jornada de redenção

ree

Jill foi vista pela última vez em Alcatraz, marcada por traumas e um comportamento mais frio e impulsivo. Após ter sido controlada por Wesker, ela tenta se redimir de seus atos — mesmo que à beira do colapso, como alertado por Chris Redfield. Voltar a Raccoon City, onde enfrentou o Nemesis, poderia representar para Jill um confronto final com seus fantasmas, agora como agente da BSAA.


Jogabilidade com Jill

Interagir com Grace poderia revelar uma Jill mais humana, ainda que durona. Sua campanha pode ter mecânicas únicas, como destrancar áreas com seu kit de arrombamento ou usar golpes físicos potentes em troca de resistência. Missões secundárias poderiam explorar flashbacks de seu tempo sob controle mental, enriquecendo seu arco emocional.


ADA WONG

A espiã retorna com novos segredos

ree

Ada Wong nunca foi exatamente a protagonista, mas sempre roubou a cena. Resident Evil 9 seria uma ótima oportunidade para colocá-la no centro da ação, talvez infiltrada na missão de Grace como uma aliada duvidosa — ou com objetivos paralelos, como já vimos em RE2 e RE4. Sua presença em uma Raccoon City pós-apocalíptica seria perfeita para manter o suspense no ar.


Jogabilidade com Ada

Controlar Ada em primeira pessoa abriria espaço para mecânicas furtivas e equipamentos exclusivos, como o gancho e a besta. Suas missões poderiam ser mais difíceis, com grandes recompensas — e, quem sabe, exigiriam que ela ajudasse Grace sem revelar seus verdadeiros motivos. A dificuldade mais elevada também combinaria com seu perfil de espiã de elite.


LEON KENNEDY

Envolvido por dever oficial

ree

Leon se tornou uma figura de alto escalão dentro das forças federais, sendo um dos fundadores da Divisão de Operações de Segurança (DSO). Com a presença do FBI na investigação que envolve Grace, não seria estranho vê-lo designado como apoio de campo, retornando ao local onde tudo começou.


Jogabilidade com Leon

Leon é sinônimo de ação e poderia trazer de volta mecânicas como QTEs (eventos interativos rápidos), agora em versões mais modernas. Seu arsenal e habilidades táticas seriam bem diferentes das de Grace, proporcionando variedade de estilo. Com acesso a informações e recursos especiais, sua campanha teria um ritmo mais intenso e linear, mas com atalhos e vantagens táticas graças à sua experiência na cidade.


CHRIS REDFIELD

O veterano marcado por segredos

ree

Chris pode estar envolvido de forma obscura nos eventos que cercam a morte de Alyssa Ashcroft. Sua ruptura com a BSAA após eventos polêmicos mostrados em Resident Evil Village levanta dúvidas sobre suas ações recentes. Um homem misterioso visto nos flashbacks de Grace pode ser ele — talvez diretamente ligado ao assassinato de sua mãe.


Jogabilidade com Chris

Se Chris estiver agindo à margem da lei, sua campanha pode refletir isso: com armamentos improvisados, equipamentos antigos e missões paralelas que interferem ou ajudam indiretamente Grace. Seu estilo seria mais voltado à ação, com combates intensos e cenas cinematográficas de tirar o fôlego — muito no estilo Resident Evil 5.



Abaixo confira o trailer de revelação de Resident Evil 9 Requiem


Comentários


bottom of page