Zelensky acusa Putin de dificultar cessar-fogo e diz que acordo é viável
- Bruno Mamede
- 16 de mar.
- 1 min de leitura
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje o russo, Vladimir Putin, de estar mentindo quando diz que o estabelecimento de uma trégua de 30 dias proposta por Kyiv e Washington seria "complicado

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que Vladimir Putin está mentindo ao alegar que um cessar-fogo seria "muito complicado". Segundo ele, a situação pode ser controlada, e o tema já foi discutido com os Estados Unidos. A declaração foi feita em uma publicação na rede social X.
"Eles querem uma posição mais forte antes do cessar-fogo", disse Zelensky durante uma coletiva de imprensa em Kyiv, referindo-se às intenções da Rússia.
Washington tem pressionado por uma trégua imediata na Ucrânia. Durante negociações realizadas na terça-feira, em Jeddah, na Arábia Saudita, Estados Unidos e Ucrânia propuseram um cessar-fogo de 30 dias, desde que Moscou também aceitasse os termos.
Apesar disso, Putin demonstrou resistência à proposta, alegando preocupações com o controle da trégua. O presidente russo também sugeriu que a pausa nos combates poderia ser usada por Kyiv para reforçar seu exército com novos recrutas e armamento ocidental.
Zelensky enfatizou que a questão da administração dos territórios ocupados deve ser resolvida posteriormente, por meio de negociações.
"Os Estados Unidos levantaram essa questão durante a reunião em Jeddah. Eles conhecem a posição ucraniana", afirmou. O líder ucraniano reforçou ainda que não aceitará, sob nenhuma circunstância, o reconhecimento das regiões ocupadas pela Rússia como território russo.




Comentários